Covid-19: behavioral assessment of residents of rural and urban areas, users of SUS, not in primary care, in the city of Cláudio - Minas Gerais - Brazil.

  • Tácio Gonçalves Nogueira Fonseca Faculdade São Leopoldo Mandic
  • Elisângela Pinto dos Santos Faculdade São Leopoldo Mandic
  • Cleonice Ferreira Rabelo Faculdade São Leopoldo Mandic
  • Melissa Amaral Pacheco Faculdade São Leopoldo Mandic
  • Amanda Gonçalves Franco Faculdade de São Leopoldo Mandic
  • Geraldo Alberto Pinheiro de Carvalho Faculdade São Leopoldo Mandic
  • Sérgio Candido Dias
  • Elimário Venturin Ramos Faculdade São Leopoldo Mandic
  • Aline Batista Gonçalves Franco Faculdade São Leopoldo Mandic

Abstract

A organização mundial da saúde (OMS) e os governos de todo o mundo enfrentam hoje uma grave crise, a pandemia pelo novo Coronavírus. Para o enfrentamento à Covid-19, a grande extensão territorial do Brasil, com a variedade de costumes e hábitos dos indivíduos, juntamente com a diversificação das assistências à saúde compatíveis com cada localidade, representam um desafio para as autoridades na questão de planejamento de ações. No combate à Covid-19, a abordagem regionalizada tem sido o foco de ação de muitos governos em todo o mundo, sendo que no Brasil a estrutura do SUS apresenta-se como um fator facilitador no enfrentamento ao novo Coronavírus, através da estratégia de saúde da família (ESF) e suas ações voltadas para a comunidade. Para que essa estratégia seja efetiva a atitude de cada pessoa se torna importante, além da dedicação da gestão e dos agentes de saúde na prestação da assistência. Portanto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a pandemia da Covid-19 no contexto de vida dos usuários das UBSs do munícipio de Cláudio-Minas Gerais, analisando o interesse do usuário acerca da pandemia e o comportamento da população dependente desse sistema frente ao atual problema. Objetivou-se também identificar se existem diferenças importantes nos posicionamentos dos moradores das zonas rural e urbana.

 

Published
08-07-2020
How to Cite
Gonçalves Nogueira Fonseca, T., Pinto dos Santos, E., Ferreira Rabelo, C., Amaral Pacheco, M., Franco, A. G., Alberto Pinheiro de Carvalho, G., Candido Dias, S., Venturin Ramos, E., & Batista Gonçalves Franco, A. (2020). Covid-19: behavioral assessment of residents of rural and urban areas, users of SUS, not in primary care, in the city of Cláudio - Minas Gerais - Brazil. InterAmerican Journal of Medicine and Health, 3. https://doi.org/10.31005/iajmh.v3i0.135
Section
COVID-19 in debate

Most read articles by the same author(s)