Caracterização de cepas bacterianas resistentes a antibióticos a partir de isolados de áreas críticas de um hospital em Guayaquil.
DOI:
https://doi.org/10.31005/iajmh.v6i.233Palavras-chave:
Resistência a drogas, Bacteriana, beta-Lactamases, Carbapenem-Resistente Enterobacteriaceae, Resistência a Cefalosporinas, ColistinaResumo
Introdução: há abundantes evidências sobre o aumento da resistência aos antibióticos como um problema de saúde global, o que tem um impacto importante nos pacientes hospitalizados e nos sistemas de saúde. Materiais e Métodos: este é um estudo exploratório, retrospectivo, baseado no banco de dados WHONET de um hospital da cidade de Guayaquil, que visa registrar microorganismos detectados com resistência antimicrobiana. Microorganismos com resistência à meticilina ou vancomicina não foram incluídos neste estudo, apenas resistência às cefalosporinas de 3ª e 4ª gerações, cepas produtoras de carbapenemas, cepas KPC, cepas multirresistentes e cepas resistentes à colistina. Resultados: entre os padrões de resistência analisados, a resistência às cefalosporinas de 3ª e 4ª gerações atingiu 68%, seguida pela produção de carbapenemase (17%). Conclusões: a resistência aos antibióticos é um problema crescente que requer mais pesquisas em diferentes países, a fim de implementar estudos que permitam intervenções em diferentes setores, com o objetivo de reduzir a resistência, promover programas para o uso racional de antimicrobianos e reduzir os custos dos cuidados com a saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 InterAmerican Journal of Medicine and Health
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.