Caracterização de cepas bacterianas resistentes a antibióticos a partir de isolados de áreas críticas de um hospital em Guayaquil.

Autores

  • Galo Guillermo Farfán Cano, MD. Mprof. Sociedad de Infectología del Guayas
  • Stanley Farfán Cano, MD. Mprof. Universidad de Guayaquil
  • Harold Reynaldo Farfán Cano Universidad de Guayaquil
  • Glen Andrés Silva Rojas Universidade Católica de Santiago de Guayaquil

DOI:

https://doi.org/10.31005/iajmh.v6i.233

Palavras-chave:

Resistência a drogas, Bacteriana, beta-Lactamases, Carbapenem-Resistente Enterobacteriaceae, Resistência a Cefalosporinas, Colistina

Resumo

Introdução: há abundantes evidências sobre o aumento da resistência aos antibióticos como um problema de saúde global, o que tem um impacto importante nos pacientes hospitalizados e nos sistemas de saúde. Materiais e Métodos: este é um estudo exploratório, retrospectivo, baseado no banco de dados WHONET de um hospital da cidade de Guayaquil, que visa registrar microorganismos detectados com resistência antimicrobiana. Microorganismos com resistência à meticilina ou vancomicina não foram incluídos neste estudo, apenas resistência às cefalosporinas de 3ª e 4ª gerações, cepas produtoras de carbapenemas, cepas KPC, cepas multirresistentes e cepas resistentes à colistina. Resultados: entre os padrões de resistência analisados, a resistência às cefalosporinas de 3ª e 4ª gerações atingiu 68%, seguida pela produção de carbapenemase (17%). Conclusões: a resistência aos antibióticos é um problema crescente que requer mais pesquisas em diferentes países, a fim de implementar estudos que permitam intervenções em diferentes setores, com o objetivo de reduzir a resistência, promover programas para o uso racional de antimicrobianos e reduzir os custos dos cuidados com a saúde.

Biografia do Autor

Galo Guillermo Farfán Cano, MD. Mprof., Sociedad de Infectología del Guayas

Sou clínico geral, formado pela Universidade de Guayaquil em 2011. Sou mestre em infecção pelo HIV pela Universidade King Juan Carlos em 2015. Desde dezembro de 2016, sou membro do conselho da Sociedade de Doenças Infecciosas de Guayas. (SIG - Sociedade de Infectologia dos Guayas)

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Farfán-Cano, G. G., Farfán-Cano, S. G., Farfán-Cano, H. R., & Silva-Rojas, G. A. (2023). Caracterização de cepas bacterianas resistentes a antibióticos a partir de isolados de áreas críticas de um hospital em Guayaquil. InterAmerican Journal of Medicine and Health, 6. https://doi.org/10.31005/iajmh.v6i.233

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)